Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva EMTr

Como chegar | Fale conosco |

Voltar para Dicas / Informações Úteis

small logo

Conselhos para dormir melhor


Preste atenção e tente segui-los o mais freqüentemente possível.

  • À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades ingeridas.

  • Evite tomar café, chás com cafeína - como chá- preto e chá-mate - e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes e "despertam" a gente.

  • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.

  • Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro, até a luz do despertador, se isso o (a) incomoda.

  • Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã.

  • Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama. Cama é lugar de descansar e relaxar. O cérebro tem que se acostumar a esse processo e gravar essa informação.

  • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos; se você acorda dolorido(a) é mau sinal.

  • Tire da cabeceira o telefone celular.

  • Tome um banho quente para ajudar a relaxar, antes de ir dormir.

  • Vale tomar um copo de leite quente ou um chazinho de camomila ou erva-doce para relaxar.

  • Procure seguir uma rotina à hora de dormir, pois isso ajuda a induzir o sono.

Outras dicas para você dormir melhor
Mude o travesseiro, ajuste o colchão e relaxe o corpo na pose certa


Mas, às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão ara resolver o problema da falta de sono ou do cansaço pela manhã.

 

Travesseiro, o melhor amigo
Acredite: o seu apoio para cabeça é fundamental para se ter uma boa noite de sono. Na hora de escolher, você precisa considerar o material deque ele é feito e, claro, a posição em que é colocado. A melhor posição para se dormir é de lado.

Nesse caso, a altura do travesseiro tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço. Já para quem dorme com a barriga para cima, o melhor é levar para a cama um apoio mais baixo, preenchendo o espaço entre o pescoço e a nuca, sem comprimir a coluna.

 

De bruços, jamais!
A pessoa que dorme de barriga para baixo acorda cansada e toda dolorida, pois o rosto não pode ficar afundado no travesseiro. Além disso, as regiões torácica e a lombar são prejudicadas nessa postura.

 

Até ele se aposenta
O travesseiro deve ser trocado, no mínimo, a cada dois anos. Na hora de escolher o melhor modelo, é importante observar algumas regras. Apoios de pena, por exemplo, podem exalar um odor forte capaz de incomodar olfatos mais sensíveis, embora muita gente se adapte a ele.
Ideal, sempre, é dar preferência a enchimentos que se deformam com menos facilidade (como espumas mais resistentes).

O tamanho também conta. É melhor que seja largo para não sair do lugar com qualquer movimento do seu corpo durante a noite. E, mesmo que possa parecer um mico, o ideal é experimentar o modelo escolhido ainda na loja.


Travesseiro: certo e errado

De lado (CERTO): Mantenha a coluna alinhada e os braços abaixo do queixo. Os joelhos devem estar flexionados e com um travesseiro fino entre eles para impedir a sua rotação. Isso também evita que a região lombar fique estendida, o que, a longo prazo, pode provocar hérnia de disco.

De lado (ERRADO): Nunca deixe a mão sob a cabeça, porque essa postura compromete a circulação no braço e força o travesseiro contra o rosto, o que favorece o aparecimento de linhas de expressão. Procure, ainda, não dormir com o corpo todo encolhido.


Barriga para cima (CERTO): Coloque um travesseiro fino ou um rolinho de espuma sob os joelhos para que permaneçam semi-flexionados durante a noite, deixando os quadris bem posicionados e os músculos da região lombar relaxados.

Barriga para cima (ERRADO): Não é correto dormir com as pernas muito esticadas, porque isso força a região lombar. Além disso, nunca dobre o travesseiro para que ele fique mais alto porque aí a tendência é repousar a cabeça sobre a dobra, forçando demais a região cervical. A regra de não dobrar, aliás, é válida para todas as pessoas.

Colchão sem pressão
O colchão ideal para um sono tranqüilo não pode ser muito macio nem muito firme, ou seja, deve simplesmente se amoldar ao corpo confortavelmente , ensina a diretora da Copespuma, Gisele Sapiro. Prefira os de látex, que tem como benefício principal o fato de se adaptarem com perfeição aos contornos do corpo, aliviando os pontos de pressão .

 

 

    Depois de todas essas dicas, um bom descanso para você!